sábado, 17 de setembro de 2011

DIPLOMACIA ONCOLÓGICA - esse título ficou chique kkk...

Sempre achei essa palavra chique “DIPLOMACIA”, além de chique ela traz um significado figurativo que resume o que deveríamos SER. Talvez se fôssemos mais "diplomáticos" em nossas relações pudéssemos de verdade ajudar ao outro. Então resolvi escrever algumas das bobagens ditas quando não há a menor noção de DIPLOMACIA.

RECEITAS MILAGROSAS - Você (quase um retardado e cheio de boas intenções) diz:
 - TEM que tomar esse chá que é fantástico, milagroso, vai te fazer bem! Minha mãe, pai, avô (o escambal...), QUE MORREU, tomou. Cara, e vem dizer que o tal chá é milagroso e que vai me fazer bem?
OLHARES - Sabe aquele olhar tipo “COITADINHA” ou “ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS”.Péssimo, melhor nem olhar.
ELOGIOS – Cuidado!Muito cuidado! Elogios são bons, mas se for demais a gente desconfia e se for de menos a gente deprime.
GENTILEZAS - Idem
MASSA CORPORAL – Durante o tratamento oncológico geralmente há uma alteração da massa corporal em função de alguns medicamentos, algumas pessoas secam e outras engordam (isso depende de cada organismo) então já sabe, né? Coisas do tipo: “nossa como você emagreceu” ou “como você engordou” não vão ajudar em nada, é melhor guardar as suas impressões para você.
AMIGOS VERDADEIROS- Não tenha ciúme de outro amigo, cada um é um (com suas peculiaridades) e cada qual com seu lugar, sendo todos especiais.
AMIGOS NEM TÃO VERDADEIROS – “Deus tenha compaixão de vós”
INIMIGOS – Bom, acho que é a única vantagem de quem está fazendo tratamento oncológico, morram de inveja “Nós não temos inimigos”, é que eles se recolhem, se disfarçam, fingem a maior preocupação, dão um tempo, sabe? Acho que ficam com medo de receber algum castigo, kkkk... mas é melhor não vacilar, "camarão que dorme a onda leva"...estejais vigilantes.
SOLIDARIEDADE - Ofereça-se para acompanhar nas consultas, exames e quimioterapias ,não temos a menor vontade de fazer isso sozinhos.
VISITAS – Você é próximo, íntimo, faz parte do grupo de pessoas que frequentam a casa? Se sim, visita liberada. Caso contrário, marque ou avise pra não ser inconveniente. Agora, vem cá, a visita é só por curiosidade? Não vá. Você não tem nada a oferecer.
PRESENTES – Cuidado, escolha os presentes com atenção. Não vá levar acessórios para cabelos, prefira acessórios para a cabeça. Bebidas também não são bons presentes nesse momento... o médico até libera uns “golinhos”, mas vai parecer provocação. Se quiser mesmo agradar e ajudar prefira : um pé de alface, uma dúzia de laranjas, polpa de graviola, couve, espinafre, beterraba, cenoura... enfim, são muitas as opções rs...rs...Ah! Só mais um detalhe, tem que ser orgânico, mais agrotóxico nesse momento não vai ajudar. E um conselho? Fuja dos agrotóxicos... Como? Sei lá, que tal fazer uma horta? Não... rs...rs... se vira, mas fuja dos agrotóxicos.
SEM NOÇÃO – Agora, pior de tudo, as perguntas aquelas tipo SEM NOÇÃO: “_Como você deixou isso acontecer? Por que não foi ao médico antes?  Não percebeu nada antes?... Sim, eu vi,  percebi, é que eu queria viver a fantástica experiência de estar com câncer. POR FAVOR, além do desconforto e as angústias de estar passando por um problema desses, você quer dizer que a culpa é minha? Aprenda que as palavras devem valer mais que o silêncio,  não tem nada de útil pra dizer permita-me um conselho "Fica calado, fecha a boca, não diga nada..."

Pois bem, ficaria horas tecendo comentários sobre o mundo nada "diplomático" de quem vive um tratamento oncológico, mas acho que  por hoje basta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de deixar o seu nome!