sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Chamando atenção...quase uma celebridade...

Como vocês já estão cansados de saber e eu já estou CARECA de tanto falar (melhor escrever), continuo naquele look lenço na cabeça (use e arrase kkk...) e consequentemente vivendo situações que me possibilitam momentos que adooooooroooo partilhar com vocês. Ah, não é revolta e nem é ficção, tudo o que escrevo é baseado em fatos reais, isso não quer dizer que me revoltem...somente acho tudo muito engraçado.... e vocês também (pode confessar, vai eu deixo) É pimenta .......dos outros é refresco...né?

Pois bem, incomoda um pouquinho virar o centro das atenções, e principalmente virar alvo da piedade. Sei que uma pessoa de lenço na rua não é o "habitual", não é a coisa mais liiinnndddaaaaaaaaa do mundo, afinal as pessoas em geral têm é cabelo mesmo (até os carecas tem uns fios aqui, outros ali, até euzinha (pasmem) também tenho alguns fios rs...rs..) Sendo assim, entendo as olhadas de rabo de olho e as totalmente indiscretas. Porém, o motivo de eu estar aqui "blogando" mais uma vez sobre isso é sobre a reação, digamos assim, mais agressiva das pessoas (aquela que incomoda). E quem sabe, ao escrever sobre isso, eu ajude  a  EXTERMINAR  esses olhares que são lançados em relação a essa e outras "diferenças"...

Então, vamos as dicas que esse papo está ficando muito sério:
- Quem usa lenço não é necessariamente discípula direta do Bin Laden...
- Não, nós não vamos explodir nada, nem ninguém (só nós mesmas em razão dos corticóides malvados e abençoados) injetados a cada sessão de quimioterapia!
- Agora, se continuar olhando com essa carinha... aí... bem... já não dá pra garantir...
- Não, não... quem usa lenço não necessariamente está com o PÉ-NA-COVA...relaxa...
- Não, eu não cortei os cabelos por uma infestação de piolhos! Pode se aproximar sem problemas...
- Não, não precisa me olhar de canto de olho, eu perdi os cabelos, não a visão!
- Sim, infelizmente estou enfrentando um tratamento oncológico e fazendo quimioterapia! E o câncer é democrático: não escolhe cor, raça, credo ou classe social.
- Não sou "bonitinha" demais para ter câncer, nem feia demais para não tê-lo...todos estamos sujeitos a viver esse problema...
- Ah, sim, o que eu tenho é um diagnóstico de câncer e estou em tratamento , por favor não estou DOENTE (essa palavra é horrível, substitua sempre que conseguir)!
- Não precisa olhar para mim com essa carinha de compaixão. EU SEI QUE JESUS ME AMA...(como as pessoas falam isso...rs...rs...)
- E mais uma vez, sim, o câncer pega da presidente da república, apresentadora de programa na TV a essa pobre professora, do ditador de um país próximo ao artista bonitão e pegador da novela...
Então...relaxa...seja natural...nós somos normais...e VIVA A DIFERENÇA... seja ela qual for (social, racial, religiosa
...)...
Referência aos meu cabelinhos que estão tentando nascer...rs...rs
“Onde, afinal, é o melhor lugar do mundo? Meu palpite: dentro de um abraço.”
- Martha Medeiros

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aprenda sem ter que passar por um câncer...

A vida é bela. E vale a pena viver intensamente cada minuto.

Ter saúde é tudo de bom. O resto a gente corre atrás.

Não existe nada melhor do que a família. Ela é a base (sustento, pilar) da nossa vida.

Mãe é sempre mãe. E se você tiver uma amiga que vale por uma, melhor ainda! Nada como ter duas mães!

Nada como um amor , um chamego, um companheiro (melhor se for rubro-negro, no meu caso como não tive essa sorte, um Santista (grande defeito) já tem me ajudado bastante!).

Os amigos de verdade são poucos. Mas os poucos que temos, são de verdade.

Não se preocupar com problemas pequenos.

Aproveitar os dias de sol. E os de chuva. (e não reclame dizendo que quer chuva quando está sol e que quer sol quando está chuva) vai me dizer que nunca fez isso?

Dar mais valor ao que se consegue fazer rotineiramente (andar, comer, trabalhar...)

Poder comer o que quiser, quando quiser é muito bom...

Sentir o vento na careca é bem gostoso, não precisar secar o cabelo antes de dormir é ótimo, mas poder pentear o cabelo e escorrer a água depois do banho é beem melhor.

Poder sair sem ter que colocar algo na cabeça também faz falta.


Poder atender o portão sem ter que colocar lenços ou peruca também é bem legal! Vou dar valor a essas pequenas coisas depois...

O dia em que eu voltar a subir uma escada ou fazer uma pequena caminhada sem ter a sensação de que corri a Meia Maratona, vou comemorar muuuuuiiiiiiiiittttttttttooooooooooo...


G-Zuissssssssssss


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Prece...

SENHOR dai sabedoria para que descubram logo a CURA do...

Minha gratidão...

Se esta "tempestade" trouxe algo de bom foi a maravilhosa possibilidade de sentir que as velhas amizades continuam sendo boas e verdadeiras, e que os amigos de perto são realmente amigos, super amigos, verdadeiros amigos, pois estão diariamente me apoiando e me fortalecendo.
Quero dizer que vocês são parte da medicação, são a parte responsável pelo fortalecimento psicológico que não me deixa fraquejar diante dos momentos mais difíceis. Obrigada pelo amor incondicional (aceitando minhas fraquezas, esquisitices, os meus momentos de impaciência), obrigada pela dedicação, generosidade, companheirismo...

Eu amo vocês...amigos... família... esposo...Beijos a todos!!!!!!!!!!!!

Obrigada ... muito obrigada!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Provocação ou não?! Não sei, só sei que traumatizei...

Tenho que dividir com vocês leitores do meu blog uma situação vivida por mim no final de semana. Fui almoçar no porto e acabei fazendo o maior sucesso quando cheguei com o meu super lenço, sabe é uma emoção indescritível, os olhares são exclusividade minha quando chego (ai gente, me sentindo quase uma celebridade...rs...rs...) pois bem , estava por lá uma cantora que dizem estar fazendo o maior sucesso no momento (mas a cantora ficou no chinelo quando cheguei), uma tal de Naiara Azevedo, eu particularmente não fazia a menor ideia de que era uma cantora famosa, e a galera que estava por lá também não (a garota sem fotoshop é muito diferente), foi quando a dita cuja (penso que não satisfeita com o anonimato e inconformada com o meu sucesso...rs...rs...), sentou-se em uma mesa próxima a minha e disparou uma cantoria ou seria uma provocação? É o pente...é o pente...é o pente... rs...rs... traumatizei...
Não gostei...traumatizei...é o pente, pra que pente?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Contagem regressiva...

Está chegando o dia,  sexta-feira será a minha cirurgia.
Confesso que não estou  nada ANIMADA .
Estou apreeensiva, tensa,  sensível, ansiosa...
Essa semana vai passar muito rápido para mim. (vai ser difícil...muito difícil...)
As pessoas dizem:
- Fique tranquila, vai dar tudo certo, não se preocupe...
Mas vem cá, alguém consegue ficar tranquilo sabendo que irá passar por um procedimento cirúrgico?
NÃÃÃÃÃOOOOOOO!
Ufa! Que bom saber disso, eu também não.
Gente só mais uma pergunta, alguém  (bem calmo, tranquilo...)se prontifica  ir no meu lugar?
NÃÃÃÃOOOOOOOO... Imaginei...
Que mundo  é esse meu Deus, onde anda a solidariedade.??!!...
Eu estou calma...muito calma...

domingo, 25 de setembro de 2011

Algumas palavras para mim...

Com o tempo, você sorrirá novamente do fundo do seu coração e seu sorriso será genuíno. Mas, até que sua dor vá embora e sua tristeza desapareça não se sinta na obrigação de ser forte. O que você está sentindo é real. Não sinta que está fazendo algo errado se tiver vontade de chorar. Há alguns caminhos nessa vida que temos que trilhar sozinhos, mesmo que estejamos cercados de pessoas que amamos. Algumas coisas na vida, como o que você está sentindo agora, só podem ser sentidas por você. Mas, lembre-se apenas de que você não está só, absolutamente, todos que amam você estão caminhando a seu lado e em espírito, sempre estarão. Você encontrará uma nova força, uma nova paz e uma nova felicidade. Só é preciso esperar um pouco.
Do livro: “A cada dia uma chance para crescer” - Laurie Wymer

Vaidade...

Era uma vez uma menina, depois uma adolescente e depois uma mulher...

Que tinha uma VAIDADE!
E era uma VAIDADE grande!

Não era uma VAIDADESINHA tímida, não!

Era uma puta VAIDADE.
Pois...tinha...porque houve alguém... que  INESPERADAMENTE  acabou com  a danada...

Eta, malvada e amada QUIMIOTERAPIA, mas como castigo eu digo...

Hás de ter hemorróidas o resto da vida..rs...rs...rs...

Ânimo, logo tudo isso acaba!

 

sábado, 24 de setembro de 2011

A metamorfose continua...

Enfrentar um tratamento oncológico nos obriga a conviver com um processo de metamorfose. Já comentei isso em um post,  a carequice e o aumento ou diminuição de peso são as mudanças mais visíveis e isso é o suficiente para gerar momentos de desconforto.
 No meu caso  a carequice não me incomodou, já o AUMENTO da massa corporal (angústia de toda mulher) tem me incomodado bastante,  já aumentei 2kg (segundo o médico, isso é normal durante o tratamento devido a ação dos medicamentos) ao terminar o tratamento tudo volta ao normal, mas até lá tenho que aprender a conviver com aquele comentário básico e nada delicado.
A pessoa me encontra, não tem nada de útil pra dizer e resolve ser gentil, ajudar . Então diz:
-Você está bem, parece até que deu uma engordadinha!
-É dei uma engordadinha, estou ótima...
Quanta gentileza, é impressionante!


Não é fácil, mas já decidi de hoje em diante só vou me pesar assim...
 

Criança tem cada uma...

O meu fofíssimo sobrinho João Victor foi a igreja rezar por mim. Que lindo, sempre acho que Deus ouve melhor a prece das crianças. Pois bem, quando ele voltou me trouxe um pequeno vidro com um óleo pra eu passar todos os dias e ficar boa logo. Foi um gesto magnífico principalemnte por vir de uma criança. Agradeci e disse que com certeza iria usar, mas a surpresa veio quando fui me despedir pra vir embora, ele me disse:
-Tia não vai esquecer de passar o óleo na cabeça!
É isso, o problema é só a "careca", nada além disso...rs...rs...
João eu te amooooo!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A distância e a amizade

Com muita saudade, porém com muito orgulho vou sempre dizer:
-São minhas amigas!Grandes amigas!
Com o tempo o contato se tornou mais difícil,
Porém em pensamento estaremos sempre perto.
O sentimento que nos uniu é forte o bastante para que a distância não o destrua.
Amizade, amizade sincera, verdadeira, carregada de amor, carinho e saudade, muita saudade...
Minhas amigas Eliane (Nane), Késia, Fátima e Gislene (Gisa)...
Pra sempre em meu coração!

Desabafando...

"A dor é temporária, pode durar um minuto, uma hora, um dia ... mas em algum momento ela passa e outra sensação toma o seu lugar, mas se eu desistir a dor fica para Sempre!"
Resolvi postar essa mensagem hoje, pensando nas pessoas que escolhem sofrer. Hoje  ouvi uma pessoa relatando seus problemas, angústias, a sua frustração com a VIDA.  Desejando morrer porque acha que isso seria uma solução para os seus conflitos. Eu  fiquei pensando, meu Deus, não é certo que essa pessoa cheia de vida, saúde, perfeita esteja assim tão amargurada e desejando coisas tão ruins.
Temos que pensar em nós como criaturas de Deus, fomos criados para dar certo, fomos criados para ser feliz, fomos feitos a imagem e semelhança de Deus e recebemos o livre arbítrio. Então, por que escolher ser infeliz? Não adianta culparmos a Deus por nossos erros e fracassos, isso é uma forma covarde de não assumir as nossas responsabilidades com a VIDA que nos foi dada.
Fiquei um pouco triste e muito indignada, sejamos mais gentis, cordiais e solidários, vamos acordar e quando decidirmos reclamar por qualquer bobagem pensemos por um instante nas pessoas que realmente estão nesse momento sofrendo e que apesar do sofrimento estão lutando pela VIDA.
“ Há quem passe pelo bosque
e só veja lenha para fogueira”


(Tolstoi)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Você apareceu do nada...e conquistou pra valer...

Letícia, a amiga mais ORGANIZADA!

 Foi assim sem querer, de repente, de mansinho, que ela apareceu em minha vida.
E agora?  Bem, agora não dá mais pra ir embora.
Seu jeito discreto, tímido, ORGANIZADO, doce e meigo conquistou meu coraçao.
Obrigada por tudo, seu cuidado, sua responsabilidade, sua discrição.
Obrigada pela ideia , lembra quando você disse?
- Lu, por que você não cria um blog?
Pronto criei o tal blog, bloguei total, agora vivo blogada...rs...rs
E você Dona Letícia é a culpada! Te amoooooooooooo...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

De repente as coisas mudam...

De repente, os conceitos mudam...
os sonhos mudam...
os planos mudam...

os desejos mudam...
os pedidos mudam... enfim...
a VIDA MUDA...

E aí? E aí você muda...
aprende...desaprende...reaprende
a fazer outros planos...
a sonhar outros sonhos...
a ter outros desejos...
a fazer outros pedidos...
E aí? E aí a VIDA MUDA... (Lu Garute)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ANIMADA?

Dia 30 está chegando. Será a minha cirurgia. Continuo achando engraçado o que as pessoas falam. Tenho que dividir com vocês o que ouço, pois acho muito divertido. Veja bem, a última sobre a cirurgia.
A pessoa ao me encontrar pergunta :
- E aí, como você está?
- Estou bem Graças a Deus. (como de fato estou, mesmo que isso contrarie alguns)
- E a cirurgia, já marcou?
- Sim , marquei, será dia 30.
-Nossa JÁ. E aí, tá ANIMADA?
Epa, como é que é? ANIMADA?
Nossa , estou super ANIMADA, pensa numa pessoa ANIMADÍSSIMA. Não vejo a hora, será um super final de semana . Tipo promoção imperdível de pacote turístico:
Não perca essa oportunidade, três dias de muito conforto, de sexta até domingo. Hotel CEONC Palace, incluso café da manhã (aquele super soro) , demais refeições balanceadas e acompanhadas por uma nutricionista (aquela super sopa), no período da tarde um super passeio de maca com destino ao centro cirúrgico,sem contar o traje ultra fashion que somado a sua “carequice” vai te deixar elegantérrima..Você não pode perder!
Imaginou? ...agora vem cá, se por acaso eu mudar de ideia, não estiver muito ANIMADA, como eu já reservei esse pacote promocional, aceita ir no meu lugar? rs...rs...NÃO, foi o que imaginei...rs...Então, só me resta ficar muito ANIMADA...
O povo faz cada pergunta, ANIMADA? Imagina, ANIMADA?...Que tal: PREOCUPADA? APAVORADA? ANSIOSA? NERVOSA? helllllllllllpppppppppppppp me please!!!!!!!!!!!!!!

Atitude é tudo!

Uma mulher acordou uma manhã após a quimioterapia, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.
- Bom (ela disse), acho que vou trançar meus cabelos hoje.
Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça.
- Hummm (ela disse), acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje.
Assim ela fez e teve um dia magnífico.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.
- Bem (ela disse), hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo.
Assim ela fez e teve um dia divertido.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.
- Yeeesss... (ela exclamou), hoje não tenho que pentear meu cabelo.
ATITUDE É TUDO!
Seja mais humano e agradável com as pessoas. Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha. Viva com simplicidade. Ame generosamente. Cuide-se intensamente. Fale com gentileza. E, principalmente, não reclame. Se preocupe em agradecer pelo que você é, e por tudo o que tem!E deixe o restante com Deus.
 ( Encontrei essa postagem não sei o autor porque na busca não encontrei referências. Enfim,  achei uma linda reflexão...)


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Senhor, ensina-me o caminho...

O Senhor caminha sempre conosco, seja qual  for o caminho que escolhemos percorrer ele sempre estará ao nosso lado...Quero  simplesmente dizer OBRIGADA SENHOR! Obrigada por me conduzir e por me orientar...

domingo, 18 de setembro de 2011

Cumplicidade...o valor dos pequenos gestos...

Hoje o meu papo é pro meu esposo, tenho que escrever sobre isso, porque não é fácil. Imagina só, você casa com alguém até “jeitosinha “(afinal tenho que me valorizar), de repente você olha pro lado e se vê dormindo com o shrek , imagina? Não deve ser fácil!
Mas, ele tem segurado a barra direitinho, já se acostumou tanto com meus lenços que dia desses, enquanto eu me arrumava pra sair e tentava dar um jeito na minha “peruca” (não, peruca não), vou usar um termo menos pejorativo, enquanto eu arrumava minha “prótese capilar”, ele disse:
- Você fica melhor de lenço, por que não vai de lenço?
- Ah, não...FALA SÉRIO?
Já estou ficando preocupada, pois os meus cabelos estão nascendo, e daí? Como vai ser? Imagina a cena ,eu toda animada com a minha cabeleira, marco horário, faço um corte, chego em casa e ele me olha e diz: “Você fica melhor de lenço!”. Não, mil vezes não!
Agora, o mais bonitinho foi ele dizendo quando os meus cabelos começaram a cair:
- Estarei com você de qualquer jeito, isso não mudará em nada o que eu sinto por você!
Não é lindo? Obrigada amor, pois a sua forma de lidar com tudo isso me fez ver que de lenço, careca, de boné ou qualquer coisa do gênero continuo mulher, me sentindo amada e isso faz toda diferença. Te amooo!

O "bonito" não se limita a um atrativo estético, interior. É você perceber algo a mais. É descobrir que alguma coisa daquela beleza supera as suas formas. É algo maior que me chama, que fala de mim, como se aquela beleza fosse algo que me faltasse. O amor é essa capacidade de ver o outro de forma diferente. No meio de tanta gente, alguém se torna especial para você e você se aproxima. O amor é essa capacidade de retirar alguém da multidão, tirá-lo do lugar comum  para um lugar delicado, especial. Alguém descobriu uma sacralidade em você" (Pe. Fabio de Melo)

Amigos são irmãos de alma, precioso presente que recebemos de Deus!


 Ela ri, ama,  reza, ajuda,  chora, liga, manda mensagens, se preocupa, apavora...kkk... e como apavora! Agora, POR FAVOR, não peça pra que ela vá ao hospital, acompanhe exames ou coisas do gênero...rs....rs... Ela está disposta a TUDO, ou melhor QUASE TUDO (hospital não, médico não ...) é a amiga que sofre de longe, fica com o coração apertado, morre de medo de me encontrar e eu não estar bem. Quando  me vê e se certifica que tudo está bem o olhar exala uma emoção ímpar... Eu te amo muito... e olha não precisa se preocupar  quanto ao seu comportamento...rs...rs.... bem... esse é o seu jeito de amar... Sua generosidade, amor, preocupação e carinho me fazem feliz... eu te amo assim...

sábado, 17 de setembro de 2011

DIPLOMACIA ONCOLÓGICA - esse título ficou chique kkk...

Sempre achei essa palavra chique “DIPLOMACIA”, além de chique ela traz um significado figurativo que resume o que deveríamos SER. Talvez se fôssemos mais "diplomáticos" em nossas relações pudéssemos de verdade ajudar ao outro. Então resolvi escrever algumas das bobagens ditas quando não há a menor noção de DIPLOMACIA.

RECEITAS MILAGROSAS - Você (quase um retardado e cheio de boas intenções) diz:
 - TEM que tomar esse chá que é fantástico, milagroso, vai te fazer bem! Minha mãe, pai, avô (o escambal...), QUE MORREU, tomou. Cara, e vem dizer que o tal chá é milagroso e que vai me fazer bem?
OLHARES - Sabe aquele olhar tipo “COITADINHA” ou “ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS”.Péssimo, melhor nem olhar.
ELOGIOS – Cuidado!Muito cuidado! Elogios são bons, mas se for demais a gente desconfia e se for de menos a gente deprime.
GENTILEZAS - Idem
MASSA CORPORAL – Durante o tratamento oncológico geralmente há uma alteração da massa corporal em função de alguns medicamentos, algumas pessoas secam e outras engordam (isso depende de cada organismo) então já sabe, né? Coisas do tipo: “nossa como você emagreceu” ou “como você engordou” não vão ajudar em nada, é melhor guardar as suas impressões para você.
AMIGOS VERDADEIROS- Não tenha ciúme de outro amigo, cada um é um (com suas peculiaridades) e cada qual com seu lugar, sendo todos especiais.
AMIGOS NEM TÃO VERDADEIROS – “Deus tenha compaixão de vós”
INIMIGOS – Bom, acho que é a única vantagem de quem está fazendo tratamento oncológico, morram de inveja “Nós não temos inimigos”, é que eles se recolhem, se disfarçam, fingem a maior preocupação, dão um tempo, sabe? Acho que ficam com medo de receber algum castigo, kkkk... mas é melhor não vacilar, "camarão que dorme a onda leva"...estejais vigilantes.
SOLIDARIEDADE - Ofereça-se para acompanhar nas consultas, exames e quimioterapias ,não temos a menor vontade de fazer isso sozinhos.
VISITAS – Você é próximo, íntimo, faz parte do grupo de pessoas que frequentam a casa? Se sim, visita liberada. Caso contrário, marque ou avise pra não ser inconveniente. Agora, vem cá, a visita é só por curiosidade? Não vá. Você não tem nada a oferecer.
PRESENTES – Cuidado, escolha os presentes com atenção. Não vá levar acessórios para cabelos, prefira acessórios para a cabeça. Bebidas também não são bons presentes nesse momento... o médico até libera uns “golinhos”, mas vai parecer provocação. Se quiser mesmo agradar e ajudar prefira : um pé de alface, uma dúzia de laranjas, polpa de graviola, couve, espinafre, beterraba, cenoura... enfim, são muitas as opções rs...rs...Ah! Só mais um detalhe, tem que ser orgânico, mais agrotóxico nesse momento não vai ajudar. E um conselho? Fuja dos agrotóxicos... Como? Sei lá, que tal fazer uma horta? Não... rs...rs... se vira, mas fuja dos agrotóxicos.
SEM NOÇÃO – Agora, pior de tudo, as perguntas aquelas tipo SEM NOÇÃO: “_Como você deixou isso acontecer? Por que não foi ao médico antes?  Não percebeu nada antes?... Sim, eu vi,  percebi, é que eu queria viver a fantástica experiência de estar com câncer. POR FAVOR, além do desconforto e as angústias de estar passando por um problema desses, você quer dizer que a culpa é minha? Aprenda que as palavras devem valer mais que o silêncio,  não tem nada de útil pra dizer permita-me um conselho "Fica calado, fecha a boca, não diga nada..."

Pois bem, ficaria horas tecendo comentários sobre o mundo nada "diplomático" de quem vive um tratamento oncológico, mas acho que  por hoje basta...

O meu MELHOR presente!

Fernanda, faz parte da lista das ciumentas. Te amoooo!
Costumo sempre dizer que quando falta palavras eu empresto, então vou emprestar as palavras ditas pelo meu sobrinho Lucas quando conheceu a Fer. Ele disse exatamente assim:
_Tia, a Fernanda é tão bonita! Ela tem um porte.
Que fofo, é verdade Lucas, definitivamente ela é linda  e tem um porte. Além do porte elegante pra andar, sentar, comer, vestir... ela tem uma elegância em SER. É generosa, amável, solidária e amiga de verdade...é claro que não é assim tão perfeita ...kkk... ela é também cheia de incertezas e inseguranças... uma eterna menina, apesar de ser mulher/mãe...e é exatamente por isso que você é tão MARAVILHOSA.

Momentos VI...

Quando recebemos um diagnóstico de câncer muitas coisas mudam ao nosso redor. Os amigos mudam, os não amigos também (fingem que querem ser amigos, mas peraí, agora?) enfim as pessoas mudam. A reação é bem engraçada, algumas “quase neuróticas” correm para o médico. Outras já tem quase certeza que também estão doentes e conseguem até sentir algumas dores, outras mais discretamente e muito precavidas acham que não custa dar uma olhadinha e tem aqueles que fogem, desaparecem, sabe aquele lance “o que eu vou dizer, vou falar o quê” , mas ficam ligados perguntando pra quem está perto “e aí, como ela está?”. Tem também os “desgraça pouca é bobagem” (esses já anunciam o seu fim), a galera do bem reza e reza pra valer (obrigada, e continuem rezando, por favor) e tem também os curiosos (querem saber se você está pálida, abatida, triste, depressiva...),e ficam tristes quando descobrem que você está bem e que ainda sabe sorrir, acredita? Pois é galera , enfrentar um problema desses nos ensina muitas coisas, passamos a conhecer um pouco mais sobre o estranho comportamento do ser humano, e alguns desses comportamentos, como já escrevi em outras situações, muitas vezes é cômico.

Tenho vivido muitas experiências cômicas e trágicas também (afinal não estou com um resfriado), em muitos momentos me permito desfrutar da fragilidade humana e sofrer as minhas angústias, o que não é bem aceito pelas pessoas (do bem,  as amigas), todos querem te ver radiante, feliz, a verdadeira MULHER MARAVILHA , galera vem cá! Você consegue estar todos os dias assim (radiante, feliz, resolvido,bem humorado,sem problemas...)? Não. Que bom, eu também não. Tem dias que eu estou mal, chata, me sentindo feia, esquisita... e por favor, não fique assustado ao ler isso,saiba que é normal (esse comportamento não é influência do meu diagnóstico de câncer de mama) é resultado de S E R     H U M A N A. Estou enfrentado o meu tratamento com a maior disposição, continuo vivendo tudo que tenho vontade de viver, não fujo, não me escondo, mostro minha cara, minha careca, meus lenços, meus pensamentos, meus amigos...mas por favor, não me peçam pra ser a MULHER MARAVILHA porque EU NÃO SOU e NÃO CONSIGO SER e NÃO QUERO SER. Quero apenas CONTINUAR VIVENDO, assim como você... com as minhas fragilidades, limitações, preocupações, problemas, sonhos, desejos... continuar sendo normal... Normal? Alguém é normal? Sei lá, mas todos querem é isso... UMA VIDA NORMAL...QUE TUDO ESTEJA NORMAL...E agora chega que a vida lá fora me chama...
"Peraí", vou ali ser feliz e logo volto!

Sexo frágil? Que mentira absurda...

Rilda, a amiga que me ajuda a rezar! Te amo...

  Essa amiga reza muito ( e dá bronca em quem não reza), está sempre disposta a ajudar, sempre firme e cheia de incentivos,deve sofrer em casa (escondidinha), mas é quem não deixa a peteca cair. Demonstra sempre seu amor apesar de não gostar muito dessas "frescuras" de "queridinha, fofinha...kkk".
Ah! Como você é especial e divertida.
Pra você:
"Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas

Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço..."

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Momentos V



Esse é o caminho que estou construindo para mim, transformar as pedras em pétalas tem sido um desafio constante. Não é tarefa fácil, mas o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer. O êxito começa no exato momento em que decidimos lutar. É claro que durante a batalha pensamos muitas vezes em desistir, porém “onde há uma vontade, há um caminho”.

Adotei um novo olhar, um novo sentir, novos sonhos, novos desejos, outros planos e novas estratégias. Entender para quê? E nunca perguntar por quê? Aprender, desaprender e reaprender. Reelaborar, recomeçar,  ressignificar, renovar, amar, rezar, perdoar, exercitar, trabalhar, ler, informar,  entender,partilhar, caminhar, namorar... é só isso que quero para minha vida  a partir deste momento.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

"Os amigos são a forma de Deus cuidar de nós."

Silvana, a amiga mais ciumenta!
Dividir a minha história com você é uma delícia.
Juntas já rimos muito, verdade que já choramos também
Mas continuamos rindo sempre que temos vontade (o que acontece com muita frequência) e, chorando somente quando é necessário.
Obrigada por estar sempre por perto
Obrigada pelo seu bom humor sempre
Obrigada pela preocupação
Obrigada por me aceitar do jeitinho que eu sou
Obrigada pela sua lealdade e generosidade
Obrigada por estar ao meu lado em mais uma batalha.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Tudo é possível , mas é preciso crer!

Há algum jeito, alguma forma de fortalecer nossa estrutura humana para que o sofrimento seja enfrentado sem que ele se torne a causa de nossa ruína?    
É possível administrar os sofrimentos e minimizar suas ações sobre nós?
A dor pode nos ensinar alguma coisa?
Podemos aprender alguma lição com os limites que são próprios da vida?
Aprender a ver o sofrimento como parte da vida e não como punição é um aprendizado importante para todos nós.
Dar ressignificado ao sofrimento que nos acontece, sem nos vitimizar, permite que tenhamos mais força e atitudes positivas e nos permite conseguir vitórias.


sábado, 10 de setembro de 2011

SuperAção

"Você nunca sabe a força que tem. Até que a sua única alternativa é ser forte." (Johnny Depp)

Um final de semana lindo pra todos. O meu será fantástico estou indo pra casa dos meus pais. Que delícia é sempre muito bom.


Dar
"Os encontros mais importantes já haviam sido combinados pelas almas antes mesmo, que os corpos se vissem."
Receber
"A beleza das pessoas está na capacidade de amar e encontrar no próximo a continuidade de seu ser."


Obrigada por vocês existirem
e por serem quem são.
Obrigada pela dedicação,
amizade, amor, companheirismo.
Obrigada pela vida
e pelo orgulho que é
ter nascido de vocês.
Obrigada pelos ensinamentos,
pelos sermões,
pelos castigos,
pelas palmadas
e, principalmente pelos exemplos.
Obrigada pelos agrados
e principalmente pelos desagrados.
Assim, eu pude ver que
na vida
nem tudo é como a gente quer
Aprendi a ter limites
a ser mais “gente”.
Obrigada pelas preocupações
sei que muitas vezes
fui (e ainda sou)
causa de insônia.
Obrigada pela caminhada,
pela luta,
pela lida.
Aprendi com vocês
A ter coragem,
a não desanimar,
a saborear a vitória.
Obrigada pelas mãos entrelaçadas na minha,
doando-me confiança,
na certeza de estar indo por caminhos seguros
e na certeza de que terei sempre onde amparar
caso eu tropece.
Obrigada por tudo que vocês planejaram e fizeram,
por tudo que planejaram e não fizeram
e pelo o que fizeram sem planejar.
Obrigado pelas renúncias...
Perdão por tudo que fiz,
por tudo que não fiz
e pelo que pensei em fazer.
Deus abençoe vocês
E me abençoe também
Dando-me a alegria
de tê-los por muito tempo ainda.
Amo vocês!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Momentos IV


Oi galera! Hoje resolvi falar um pouquinho mais sobre como estou lidando com tudo isso que está acontecendo.  Desde o meu diagnóstico até hoje minha vida mudou muito. Estou sempre procurando ficar o melhor possível, pois sei que isso conta muito. Ler, me informar e  escrever todas essas bobagens é uma forma de me ajudar durante esse processo. Descobri pelas minhas leituras a importância da imunidade. Neste momento o que importa é ela.  Bendita IMUNIDADE, é quase como ganhar a imunidade em dia de paredão no BBB rs. . .  É galera, tudo está sob controle, meu organismo tem respondido muito bem ao tratamento, minha imunidade graças a Deus está ÓTIMA .  Só pra vocês entenderem um pouquinho no livro “Anticâncer”, o Dr. David Servan-Schreiber fala como  nós podemos estimular esta vitalidade do sistema imunológico ou simplesmente freá-lo. Tudo depende de nós mesmos.
Muitas pesquisas mostram que, como todos os soldados, os glóbulos brancos humanos lutam melhor se, primeiro, forem tratados com respeito (se estiverem bem alimentados, protegidos das toxinas), e segundo, se seu comandante mantiver a cabeça fria (se lidar bem com suas emoções e agir com serenidade)”.
Ou seja, nossos glóbulos brancos agem de acordo com nossas emoções. Quando aceitamos e lutamos, é assim que eles também reagirão.
Sendo assim, otimismo, perseverança, fé, amor e felicidade são aliados importantíssimos durante o período de tratamento.
Simbora ser feliz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Momentos felizes


Sil, Letícia, Ilza, Meire e Léo - Amo vocês!
Tudo fica mais fácil
Quando podemos dividir
Compartilhar.
Vocês  diariamente me ajudam
A viver com tranquilidade
Esse momento que poderia me trazer algum desconforto.
Vou simplesmente agradecer dizendo:
EU AMO MUITO VOCÊS GALERA!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alguns amigos são anjos

Quando Deus resolveu me
dar um Anjo, ele escolheu
VOCÊ!

Ilza amiga mais que especial

Meu chão fiz de mola

Eu vou nomeando meus sonhos um por um.
Colocando metas, fazendo projetos, com os dedos cruzados e minhas melhores vibrações.
Claro que eu me frustro, faz parte da vida.
Mas meu chão eu fiz de mola.
Posso cair todos os dias, mas o resultado da minha queda é o impulso.(Fernanda Gaona)

Tenho um segredo pra contar
Fico sem saber se devo revelar
Pensando bem decidi que devo
Vou dizer bem devagar
Eu te...
Eu tenho...
Eu tenho um...
Eu tenho um caso...
Eu tenho um caso de...
Eu tenho um caso de amor...
Agora, acho que consigo gritar
EU TENHO UM CASO DE AMOR COM A VIDA! (Lu Garute)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Amizade quando é de verdade...

Iraci amiga de todas as horas

Amizade quando é de verdade é assim
É pra todas as horas
Ultrapassa os limites do tempo
Suporta todos os momentos
Bons ou maus, não importa
Porque amizade quando é de verdade é assim
Encanta, respeita, partilha, ajuda, não julga
Amizade quando é de verdade é assim
É mão estendida
Abraço apertado
É cumplicidade no olhar, no querer, desejar
É torcida, luta, apoio, incentivo, enfim
Amizade quando é de verdade é assim
Ser exatamente o que você é para mim! (Lu Garute)

Vai dar tudo certo (Zezé Di Camargo e Luciano)

Se a gente colocar a nossa fé em ação
E confiamos, e pedimos a Deus,
Ele ouve e responde
E dá tudo certo
Vai dar tudo certo
Vai dar tudo certo
Se a gente colocar
A nossa fé em ação
Vai dar tudo certo
Sei que a vida não é
Só de momentos bons
É, há tempos difíceis
A vida é mesmo assim
Mas se a gente colocar
A nossa fé em ação
Vai dar tudo certo

Acho lindo o que diz a letra dessa música, isso é uma promessa de Deus em nossas vidas.
Sabe aquele problema que as vezes achamos impossível de resolver, aquela situação que achamos que não vamos suportar viver, ou aquelas bobagens que atormentam os nossos pensamentos, coisas  insignificantes, mas que permitimos nos paralisar e  nos colocar em estado de inércia? Tudo isso é muito pequeno diante dessa promessa tão linda de um amor tão misericordiosos de Deus para conosco. Você tem problemas? Eu não, eu tenho Deus.Eu creio nas promessas de Deus, e você?

Escreva

"Quando você se sentir sozinho, pegue o seu lápis e escreva.
No degrau de uma escada, à beira de uma janela, no chão do seu quarto.
Escreva no ar, com o dedo na água, na parede que separa o olhar vazio do outro.
Recolha a lágrima a tempo, antes que ela atravesse o sorriso e vá pingar pelo queixo.
E quando a ponta dos dedos estiverem úmidas,
pegue as palavras que lhe fizeram companhia e comece a lavar o escuro da noite,
tanto, tanto, tanto... até que amanheça."(Rita Apoena)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

VidAnormal!?...


A ausência de cabelos (cabelo, cabeleira, cabeluda ,descabelada...)  
Escrever sobre esse momento é especial, pois tive que ressignificar  meu olhar e alguns valores. No dia em que meu cabelo começou a cair, ou melhor, “despencar”, porque eles despencam aos montes é assustador, isso gerou um momento de desconforto, sabe aquela hora em que você diz : “algo está acontecendo comigo”, foi um momento doloroso, mas passado esse primeiro impacto veio o aprendizado e isso é fantástico.
Tive que ressignificar meu olhar, você imagina o que é isto?  Aprender a enxergar aquilo que antes eu não enxergava, olhar para minha essência, descobrir o que, ou quem estava ali embaixo daqueles cabelos. E aprender a gostar do que estava vendo.
 Não foi um processo tão simples, mas posso afirmar que foi um momento de grande aprendizado. Significou crescimento.  Engraçado como consegui rapidinho superar isso, até eu mesma me surpreendi com a minha reação. Me sinto bem, segura, feliz mesmo sem os cabelos. Ah! Quando quero eu tenho cabelos kkkkk
 Gosto de usar as palavras sábias de uma escritora que admiro muito que fala mais ou menos o que esse momento me ensinou :
“...a maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura...”(LyaLuft)

É isso aí, o que importa nesta vida é ser feliz!


domingo, 4 de setembro de 2011

Eu triste sou calada

Eu triste sou calada
Eu brava sou estúpida
Eu lúcida sou chata
Eu gata sou esperta
Eu cega sou vidente
Eu carente sou insana
Eu malandra sou fresca
Eu seca sou vazia
Eu fria sou distante
Eu quente sou oleosa
Eu prosa sou tantas
Eu santa sou gelada
Eu salgada sou crua
Eu pura sou tentada
Eu sentada sou alta
Eu jovem sou donzela
Eu bela sou fútil
Eu útil sou boa
Eu à toa sou tua.
Martha Medeiros


sábado, 3 de setembro de 2011

MOMENTOS III

Acordei feliz, quero partilhar esse sentimento e dizer que a primeira batalha eu já venci.
Fiz ontem dia 02/09/11 minha última quimio pré-cirurgica.
Estou orgulhosa de mim, pois do dia 17/05/11 (data do diagnóstico) até ontem  02/09/11(última quimio antes da cirurgia), foram muitos os desafios e enfrentamentos.
Foram momentos de medo, insegurança e ansiedade, mas todos vividos com dignidade, coragem e fé. Não houve nesse percurso o desespero, muito pelo contrário o sentimento mais forte sempre foi a ESPERANÇA.
Estou sentindo muito orgulho de mim, mas não consegui chegar até aqui sozinha. Tenho que agradecer aos meus anjos, eles que estenderam as mãos e me disseram: "LU pode caminhar e se quiser pode correr,  nós estaremos aqui segurando as suas mãos para que você não tropece e tropeçar seremos sustento pra você não cair", anjos que me dão segurança todos os dias.
Não vou citar nomes, pois esquecer alguém seria imperdoável. Vou simplesmente dizer que esses anjos são  os meus amigos, meu esposo e minha família.
Anjos amigos , verdadeiros amigos que não soltaram as minhas mãos em nenhum momento. Alguns mesmo de longe sempre marcaram presença através de telefonemas, e-mails, mensagens, Orkut, visitinha no meu blog. Obrigada, talvez vocês não imaginam o quanto tudo isso me ajudou e continua me ajudando a lutar, a seguir e a vencer.
Anjos família, que felicidade ter uma família tão linda, generosa e amorosa. Quanto carinho, cuidado, preocupação, quanto amor. Um amor livre de qualquer julgamento, livre de qualquer cobrança, apenas o amor pelo amor, amor desejoso de estar no meu lugar,  viver esse momento por mim e me ver livre de qualquer dor, desconforto ou tristeza.
Para melhor explicar esse amor vou relatar brevemente um dos muitos fatos ocorridos, minha irmã a Josi, no dia em que me viu careca, e sabendo ela o  tamanho da minha vaidade (que sempre foi maior que a dela),me disse “Nene (é assim que eles me chamam) eu vou cortar os meus cabelos e mandar fazer uma peruca para você, rapidinho o meu cabelo cresce não tem problema nenhum”, claro que eu não deixei ela fazer isso, mas pensem comigo existe prova de amor maior que essa?
Hoje aqui minha irmã estou registrando isso para dizer que é por isso e por tantos outros momentos vividos durante esses meses, momentos desse amor generoso, incondicional, o amor pelo amor que eu entendi o quanto devo lutar, lutar, lutar e vencer.
Anjo esposo, esteve comigo desde a primeira consulta, os meus momentos de maior fragilidade foram vividos com você, ninguém sabia ainda, era a fase de  investigação as consultas, exames, o medo, a angústia, a ansiedade,a dor e você esteve firme do meu lado me dando o apoio necessário. Obrigada pelo amor, cuidado, dedicação que tens me demonstrado em todos os momentos. Te amo.
E o meu maior agradecimento é a Deus, é Ele quem tem me fortalecido e fortalecido também todas essas pessoas que estão atravessando esse deserto comigo. Sem Deus seria impossível qualquer passo, qualquer esperança. Obrigada Senhor por me acolher e por me amar com tanta grandeza.
E vamos lá, dia 30/09/11 começa uma nossa fase, um novo desafio, uma nova batalha, será a minha quadrantectomia (cirurgia em que é retirada o quadrante da mama onde HAVIA um nódulo de câncer), prestou atenção galera na conjugação verbal HAVIA, isso mesmo, porque o nódulo não existe mais, é isso aí. Estou pronta pra mais esse desafio.
Nessa nova etapa virão outros aprendizados que espero compartilhar com vocês, estão preparados para mais essa jornada?

É assim que Deus faz com quem procura abrigo Nele
Recadinho da Angela Maria Russi Frasquete - amei