A vida é tão amorosamente surpreendente que,às vezes, no auge da nossa tristeza, ela aparece com um presente que faz diminuir o tamanho da nossa dor. E nos mostra que há um Deus que pode todas as coisas,que renova a nossa vontade de viver e nos ensina que temos dentro de nós o bem mais precioso.
É por isso que continuamos, mesmo que em alguns momentos o nosso desejo seja de desisitir, continuamos.
Desejo a todos vocês, que dedicam momentos preciosos de suas vidas lendo meu blog, dividindo o peso desse momento comigo, que os seus dias sejam abençoados, coroados de glória, de paz, de amor, de prosperidade.
Obrigada por me agraciar com a sua visita e por me ajudar atravessar esse momento.
Pra você que leu esse post, Deus abençoe sua vida, sua alma, seu coração e seu caminho. Abraços...
"O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ" Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
domingo, 27 de novembro de 2011
Justificando minha ausência
Olá meu povo!
Sumi , dei uma abandonada no meu blog, mas estou dando uma rápida passadinha pra dizer que o blog continua, com menos intensidade, mas continua.
Essa semana, mesmo de atestado, voltei as minhas atividades, estava cansada de ficar sem fazer nada, foi uma semana diferente, depois de tanto tempo em casa, mostrei a cara, vi pessoas, fui a alguns eventos, enfim, tive uma semana de vida "normal". Resultado disso? Muita canseira, dor aqui, dor ali, dor acolá...ai, ai !!! Definitivamente, já não sou mais a mesma...o ritmo é outro...o fôlego é outro... a disposição é outra...por mais que me empenhe em ser como antes, não consigo... em alguns momentos isso causa uma certa frustração, o consolo é saber que falta pouco pra essa indisposição acabar.
Estou ansiosa também para saber como será o meu tratamento agora, já que não posso nem ver a cara do Taxol, mas acredito na providência divina.
Enquanto isso, estou vivendo a minha fase de aprendizados e, a mais nova que descobri é o verdadeiro significado do dito popular que diz: "O que não mata, engorda" ...kkkk... isso é a mais pura verdade... juro que tem coisas que eu não queria aprender... kkk... mas nem tudo depende da nossa escolha... o que me resta então? Viver e superar cada desafio que aparecer em meio a essa jornada...
"...e de nada vai valer
lamentar a dor
nós temos que
seguir em frente
a vida não parou
vai ser difícil esquecer
tudo que passou
mas são as quedas
que ensinam cultivar o nosso amor..."
(Leve com você - Natiruts)
lamentar a dor
nós temos que
seguir em frente
a vida não parou
vai ser difícil esquecer
tudo que passou
mas são as quedas
que ensinam cultivar o nosso amor..."
(Leve com você - Natiruts)
“O que você tem todo mundo pode ter, mas o que você é ninguém pode ser.” - Clarice Lispector
sábado, 26 de novembro de 2011
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Oração da Confiança
Eis-me aqui, Senhor, aos vossos pés, colocando minha vida em vossas mãos por meio desta prece que elevo ao vosso coração. Concedei-me, ó Pai de amor, a graça de que minha prece não seja pesada de lamúrias, petições e lágrimas, mas repleta da confiança que levou o rei Davi a orar assim:
O Senhor é meu pastor, nada me falta. Ele me faz descansar em verdes prados, a águas tranqüilas me conduz. Restaura minhas forças, guia-me pelo caminho certo, por amor do seu nome. Se eu tiver que andar por vale escuro, não temerei mal nenhum, pois comigo estais. O vosso bastão e o vosso cajado me dão segurança. Felicidade e graça vão me acompanhar todos os dias da minha vida.
Seja esta, Senhor, a minha oração, cheia de certeza e confiança de que estais comigo. Nada me falta, porque vós sois o meu tudo. Amém!
O Senhor é meu pastor, nada me falta. Ele me faz descansar em verdes prados, a águas tranqüilas me conduz. Restaura minhas forças, guia-me pelo caminho certo, por amor do seu nome. Se eu tiver que andar por vale escuro, não temerei mal nenhum, pois comigo estais. O vosso bastão e o vosso cajado me dão segurança. Felicidade e graça vão me acompanhar todos os dias da minha vida.
Seja esta, Senhor, a minha oração, cheia de certeza e confiança de que estais comigo. Nada me falta, porque vós sois o meu tudo. Amém!
terça-feira, 22 de novembro de 2011
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
A vida por um fio...
Cá estou para relatar a minha mais nova experiência com o taxol. Desde o início ele já havia manifestado que não gostou nada, nada do meu corpitcho, né? Foram muitos os sinais de que Taxol e Lu Garute não nasceram um pro outro. Foram dores pelo corpo, a tal da alergia e outras cositas más ...pois bem, ontem dia 17 era a minha segunda quimio com o bendito taxol. Lá fui eu com medo lógico. O médico, porém, me tranqulizou dizendo que todas essas reações dificilmente tornariam a se repetir, pois é comum que aconteça na primeira aplicação (quando acontece, depende do paciente) e que depois o organismo se encarrega de produzir a defesa necessária para que essas reações não se repitam.
Ufa! Fiquei tranquila e lá fui eu para a minha sessão. Estava tudo correndo dentro da normalidade, já havia tomado meus “cóides” meu soro e lá veio ele o Taxol (quimio), tudo parecia ir bem, já fazia mais menos umas duas horas que estava nesse procedimento, eu no maior papo com as minhas companheiras de lenço kkk...partilhando as nossas experiências no decorrer de nossos tratamentos, até que... de repente... muito de repente... tudo fugiu da normalidade... comecei a passar mal... foi tudo muito rápido... só me lembro de ter chamado a enfermeira, ela automaticamente suspendeu minha medicação, fui colocada no oxigênio...e...apaguei...quase sucumbi...mas, não sucumbi, sobrevivi e estou aqui em carne+osso+cóides (mais cóides do que osso e carne) kkk... para contar mais essa história.O bicho foi feio. Tive um choque anafilático (uma alergia aguda em função do taxol), realmente Lu Garute e Taxol não combinam.
O bom galera, é que tudo passa e esse momento já faz parte do passado, já está tudo sob controle, fiquei em observação e após retomar a consciência, fui liberada para voltar para casa. Foi mais um susto, mais um momento de superação e aprendizado. O que aprendi dessa vez? Que nós não somos nada. Pensamos em alguns momentos que somos alguma coisa, achamos em algumas situações que somos insubstituíveis, que temos controle sobre as coisas, que temos controle sobre o momento seguinte, o amanhã, o ano que vem o depois, o depois... ledo engano...o único momento que nos pertence é o agora...AGORA...esse é o único momento em que é possível realizar alguma coisa...o depois não nos pertence...Então, permita-me um conselho? Viva intensamente o agora, faça o que tem vontade de fazer, ame intensamente, peça perdão, seja generoso, não guarde raiva, alimente somente pensamentos bons em relação ao mundo, em relação as pessoas e a principalmente em relação a você... E não esqueça, o único momento em que é possível realizar alguma coisa é AGORA! Aproveite e viva AGORA...abraços!
Querido taxol não precisa ficar com essa cara de cachorro que caiu da mudança, eu já te perdoei, porém não vamos nos encontrar nunca mais... kkkk Adeus muchacho! |
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Post especial
O meu blog surgiu através de um incentivo que recebi da amiga Letícia. O que escrevo é baseado em tudo que tenho vivido desde o meu diagnóstico (não tenho e nunca tive a pretensão de informar nada, prefiro deixar isso para quem entende de oncologia). O que escrevo é aquilo que acontece comigo, isso não significa que uma outra pessoa com o mesmo diagnóstico vá viver as mesmas experiências que estou vivendo. Alguns acham engraçado, eu diria que é apenas o retrato da realidade. Em alguns momentos as situações chegam a ser realmente engraçadas, porém existem os momentos em que rir não é o melhor remédio kkk..
Agora, o legal disso tudo, é que o blog tem me ajudado a enxergar o lado bom da vida. Mesmo nas situações adversas, onde tudo parece estar perdido, aprendi a enxergar que não está. Existe sempre uma saída. O blog, tem ajudado outras pessoas também, e isso é fantástico.
O blog tem inspirando novos poetas, fiquei tão emocionada com o poema que resolvi publicá-lo. Vale a pena ler!
NOSSOS OLHOS
TODO SER HUMANO BUSCA A FELICIDADE.
NEM SEMPRE CONSEGUE,
POIS NÃO ENTENDEU O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA VIDA.
NÃO COMPREENDEU PORQUE OLHA COM OS OLHOS DOS OUTROS,
OS OLHOS QUE NÃO SÃO SEUS,
SUBSTITUINDO SEUS OLHOS DE CRIANÇA
POR OUTROS OLHOS QUE ESCOLHEU.
ASSIM, AO LONGO DO TEMPO,
ESCULPE, TALHA, CONSTRÓI,
DISPENDENDO ESFORÇO IMENSO,
SEU CONJUNTO DE VALORES.
ESTES, NA MAIORIA,
SIMPLES MONTES DE COISAS DOS OUTROS
QUE SE VÃO AOS PRIMEIROS REVEZES DO DIA.
O QUE FICA E É DURADOURO,
QUE NENHUMA FORÇA DESTROÇA,
É O VIMOS COM NOSSOS OLHOS.
NÃO SÓ O QUE ENXERGAMOS, MAS AQUILO QUE SENTIMOS,
COMO O AFAGO DA MÃE AO PEITO, EXPRESSÃO SUBLIME DE CARINHO,
OU O ABRAÇO E O APOIO DE UM AMIGO
CAMINHANDO NOSSO CAMINHO.
SÓ DEPOIS DE MUITO TEMPO
É QUE APRENDEMOS QUE AS COISAS MAIS BONITAS
SEMPRE ESTIVERAM JUNTO DE NÓS
E NEM SEMPRE FORAM NOTADAS.
COMO ACORDAR DE MANHÃ, ABRIR OS OLHOS, LEVANTAR,
DIZER BOM DIA, SENTIR O CHEIRO DA FLOR,
COMER, TRABALHAR, BEBER ÁGUA, ABRAÇAR,...
OLHEMOS SEMPRE COM NOSSOS OLHOS DE CRIANÇA
E VEREMOS QUE TUDO É POSSÍVEL,
COMO TRANSFORMAR FOLHA EM DINHEIRO,
BOLINHOS DE LAMA EM GULOSEIMAS,
POÇA D’ÁGUA EM PISCINA.
ASSIM, CÂNCER SE TRANSFORMA EM CRENÇA,
E O QUE É MAU SE ESVAI PELA BONDADE DIVINA.
(AUTOR: RINALDO ANDREUCCI DE SOUZA – 12/11/2011)
Enxergar tudo com olhos de amor |
sábado, 12 de novembro de 2011
Há vida após (e durante!) a quimio, e no meio muito aprendizado!
Pois é galera, tudo passa (e já passou). É só esperar e ter paciência que tudo passa, e euzinha (em carne e osso, porém mais carne do que osso rs...rs...) estou aqui como prova disso. Sabe aquele período ruim, aqueles posts melodramáticos rs...rs... (desculpe-me galera, mas eu tenho que fazer um drama pra vocês perceberem que nem tudo são flores, né?...rs...rs...), pois bem, todo aquele cansaço + a sensação de ter sido atropelada por um caminhão (exagero, né?), tudo já passou, graças a Deus. Até a alergia (que me aterrorizou) sucumbiu, foi embora, espero que não me encontre nunca mais. Agora, o que era ALERGIA virou ALEGRIA (isso é em homenagem ao professor Rinaldo rs...rs...), ah...não entendeu...bem feito! Sinal que não anda acompanhando meu blog rs...rs... mas sou generosa e vou explicar.
Então, vamos lá para o entendimento do ALERGIA X ALEGRIA.
Lá no meu post sobre aquela safada, intrusa e desavergonhada daquela alergia, deixei claro toda minha tristeza por estar passando por aquela situação, o professor Rinaldo que nunca tinha visitado meu blog me deu essa honra (acho que ele também, como tantos pensou “deixa eu tentar animar essa coitada” rs...rs...) e lá foi ele ler as bobagens que escrevo. Fiquei lisonjeada pela visita ao blog e muito feliz, pois sempre fico muito feliz quando as pessoas dedicam um tempinho de suas preciosas vidas para ler o que escrevo (povo doido), mas enfim, me deixa feliz!
Pois bem galera, o professor fez dois comentários no final do post sob o título “Sejamos felizes... apesar das adversidades...sejamos felizes!” (o que fala sobre a alergia). No comentário ele sugeriu que talvez eu tivesse cometido uma "imprecisão na verbalização do problema" ( alergia). Hum???? Cuma?? Hã?? Hein? Juro galera não entendi nada!
Meu Deus , fiquei feliz com a visita dele no meu blog, mas será que ele vai começar a corrigir todas as “imprecisões que cometo”...rs...rs...tô ferrada! Juro que pensei em começar a revisar todos os textos do blog e tentar corrigir as tais “imprecisões” rs...rs...(nessa hora eu já estava era odiando esse novo seguidor do blog...rs...rs...), mas não para por aí não...veja bem....não satisfeito com esse desajuste causado por esse comentário ele fez um segundo comentário dizendo “mas fique tranquila, pois alergia de pobre dura pouco” . Legal né? Então, aí foi que não entendi nada mesmo...rs...rs... Sabe o que eu fiz? Pedi explicações, como dona do blog e dona da alergia (como se não bastasse a infeliz ter me deixado quase louca de tanta coceira, ainda me causa mais esse problema...rs...rs...), não, mil vezes não, exigi uma explicação, falei com o professor Rinaldo . Como que eu falei com ele? Gente fui honesta, honestíssima e disse “me explica seus comentários porque não entendi nada"...rs...rs... (melhor parecer burra do que permanecer na ignorância, né?) E eis que veio a explicação...(pior galera, ele não acreditava que eu não tinha entendido...rs...rs...traumatizei...depois do pente foi essa agora...rs...rs...traumatizei), mas vamos a explicação (que vergonha...rs...rs...)
Ele disse mais ou menos assim (tradução by Lu Garute...rs...rs), toda a tradução é de responsabilidade do tradutor, não podendo ser responsabilizado o autor, por uma eventual "imprecisão" no uso de qualquer palavra. Eis a tradução:
"Lendo seu blog percebi que apesar de todos os problemas, você sempre transmite otimismo e uma certa ALEGRIA, então quando li o post sobre a ALERGIA que estava naquele momento preocupando você e sugeri que poderia ser apenas uma imprecisão na verbalização da palavra, pensei ela cometeu uma imprecisão, no lugar de ALERGIA deveria ser ALEGRIA, pois combina mais com o blog. E para completar o comentário fiz uma referência ao dito popular “ALEGRIA DE POBRE DURA POUCO” adaptei “ALERGIA DE POBRE DURA POUCO"
Ufa! Que alívio, não preciso revisar os textos rs...rs... mas gente, vem cá? Fala sério, vou lançar uma pesquisa, participem pelo amor de Deus, clique abaixo no link comentários e me ajude a não me sentir tão burra por não ter entendido...rs...rs... Seja sincero, sem essa explicação você entenderia? Por favor, participem...rs...rs... sua resposta é muito importante para mim...rs...rs...
Professor continue participando e nos dando a honra de em meio a tantas bobagens nos possibilitar esse aprendizado, nos obrigando a colocar a “cachola” a "mufa" (no meu caso a careca...rs...rs...) pra funcionar! Ah, já sei...acho que a falta de cabelos afetou algo que eu ainda não tinha percebido...rs...rs...Valeu Rinaldo!
Então, vamos lá para o entendimento do ALERGIA X ALEGRIA.
Lá no meu post sobre aquela safada, intrusa e desavergonhada daquela alergia, deixei claro toda minha tristeza por estar passando por aquela situação, o professor Rinaldo que nunca tinha visitado meu blog me deu essa honra (acho que ele também, como tantos pensou “deixa eu tentar animar essa coitada” rs...rs...) e lá foi ele ler as bobagens que escrevo. Fiquei lisonjeada pela visita ao blog e muito feliz, pois sempre fico muito feliz quando as pessoas dedicam um tempinho de suas preciosas vidas para ler o que escrevo (povo doido), mas enfim, me deixa feliz!
Pois bem galera, o professor fez dois comentários no final do post sob o título “Sejamos felizes... apesar das adversidades...sejamos felizes!” (o que fala sobre a alergia). No comentário ele sugeriu que talvez eu tivesse cometido uma "imprecisão na verbalização do problema" ( alergia). Hum???? Cuma?? Hã?? Hein? Juro galera não entendi nada!
Meu Deus , fiquei feliz com a visita dele no meu blog, mas será que ele vai começar a corrigir todas as “imprecisões que cometo”...rs...rs...tô ferrada! Juro que pensei em começar a revisar todos os textos do blog e tentar corrigir as tais “imprecisões” rs...rs...(nessa hora eu já estava era odiando esse novo seguidor do blog...rs...rs...), mas não para por aí não...veja bem....não satisfeito com esse desajuste causado por esse comentário ele fez um segundo comentário dizendo “mas fique tranquila, pois alergia de pobre dura pouco” . Legal né? Então, aí foi que não entendi nada mesmo...rs...rs... Sabe o que eu fiz? Pedi explicações, como dona do blog e dona da alergia (como se não bastasse a infeliz ter me deixado quase louca de tanta coceira, ainda me causa mais esse problema...rs...rs...), não, mil vezes não, exigi uma explicação, falei com o professor Rinaldo . Como que eu falei com ele? Gente fui honesta, honestíssima e disse “me explica seus comentários porque não entendi nada"...rs...rs... (melhor parecer burra do que permanecer na ignorância, né?) E eis que veio a explicação...(pior galera, ele não acreditava que eu não tinha entendido...rs...rs...traumatizei...depois do pente foi essa agora...rs...rs...traumatizei), mas vamos a explicação (que vergonha...rs...rs...)
Ele disse mais ou menos assim (tradução by Lu Garute...rs...rs), toda a tradução é de responsabilidade do tradutor, não podendo ser responsabilizado o autor, por uma eventual "imprecisão" no uso de qualquer palavra. Eis a tradução:
"Lendo seu blog percebi que apesar de todos os problemas, você sempre transmite otimismo e uma certa ALEGRIA, então quando li o post sobre a ALERGIA que estava naquele momento preocupando você e sugeri que poderia ser apenas uma imprecisão na verbalização da palavra, pensei ela cometeu uma imprecisão, no lugar de ALERGIA deveria ser ALEGRIA, pois combina mais com o blog. E para completar o comentário fiz uma referência ao dito popular “ALEGRIA DE POBRE DURA POUCO” adaptei “ALERGIA DE POBRE DURA POUCO"
Ufa! Que alívio, não preciso revisar os textos rs...rs... mas gente, vem cá? Fala sério, vou lançar uma pesquisa, participem pelo amor de Deus, clique abaixo no link comentários e me ajude a não me sentir tão burra por não ter entendido...rs...rs... Seja sincero, sem essa explicação você entenderia? Por favor, participem...rs...rs... sua resposta é muito importante para mim...rs...rs...
Professor continue participando e nos dando a honra de em meio a tantas bobagens nos possibilitar esse aprendizado, nos obrigando a colocar a “cachola” a "mufa" (no meu caso a careca...rs...rs...) pra funcionar! Ah, já sei...acho que a falta de cabelos afetou algo que eu ainda não tinha percebido...rs...rs...Valeu Rinaldo!
Querido Papai do Céu, que cada leitor deste post clique na palavra comentários e diga que, assim como eu, também não entenderia os comentários do profº Rinaldo sem a explicação. Muito obrigada. Amém! |
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Todos procuram pela PAZ, onde ela está?
Olá pessoas! Dei uma sumidinha né? Ufa! Foram tantos acontecimentos ruins nesses últimos dias que perdi a inspiração. Tinha assunto, mas não tinha ânimo para escrever sobre tantas coisas tristes.
Resolvi selecionar o mais trágico, o que mais comoveu.
Uma família destruída pela dor da perda de um filho (Marcos Paulo) assassinado de maneira tão fria e cruel após um dia de trabalho, vítima da violência e do desrespeito ao ser humano. O mundo grita pela PAZ, e esse mesmo "mundo" esquece o ensinamento de que a PAZ quem produz somos nós e não o outro. A PAZ deve começar por mim, por você, por nós.
Cada um faz a sua parte, lembra desse ensinamento simples? É isso, cada um faz a sua parte!
Quantos gritam pela PAZ e querem sangue derramado como vingança?
Quantos gritam pela PAZ e hostilizam com palavras tão cruéis a honra e a dignidade do próximo?
Quantos gritam pela PAZ e insultam, caluniam, difamam, maltratam, corrompem?
A PAZ que todos querem, a PAZ que o mundo clama, começa em nossas casas, em nossos corações, no perdão que muitas vezes não damos, no amor ao próximo que muitas vezes não praticamos, na paciência, na caridade, na amizade, no respeito, na mansidão, na solidariedade, na generosidade, valores esquecidos num mundo onde o dinheiro fala mais alto...mundo onde o TER é mais importante do que o SER.
Não adianta gritar por PAZ e não assumir novas atitudes, repensar valores.
Quantos filhos gritam pela PAZ e agridem seus pais...
Quantos pais gritam por PAZ e não amam seus filhos...
Quantos alunos gritam por PAZ e desrespeitam seus professores...
Quantos profissionais gritam por PAZ e trabalham somente pelo dinheiro...
Quantos gritam por PAZ e nada fazem para promovê-la, pois acreditam que isso cabe aos outros...
Se o mundo grita por PAZ...
E se o mundo somos nós...
Por que não encontramos a PAZ?
E para terminar esse post com um pensamento bem positivo, escolhi esse vídeo para todos nós guerreiros, sobreviventes, sonhadores...porque apesar de tudo nós acreditamos na VIDA, no SER HUMANO...e não desistimos nunca...e como diz a música "A vida é como andar de bicicleta se parar você cai"...então vamos lá, sem parar!
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Quando o sofrimento bater a sua porta
Quando o sofrimento bater á sua porta é melhor abrir. Resistir ou negá-lo é apenas um jeito de fugir do que mais cedo ou mais tarde você terá que enfrentar.
Sofrer é como experimentar as inadequações da vida. Elas estão por toda parte. São geradas pelas nossas escolhas, mas também pelos condicionamentos dos quais somos vítimas. Sofrimento é destino inevitável, porque é fruto do processo que nos torna humanos. O grande desafio é saber identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido.
Perdemos boa parte da vida com sofrimentos desnecessários, resultados de nossos desajustes, precariedades e falta de sabedoria. São os sofrimentos que nascem de nossa acomodação, quando, por força do hábito, nos acostumamos com o que temos de pior em nós mesmos.
Perdemos a oportunidade de saborear a vida só porque não aprendemos a ciência de administrar os problemas que nos afetam. Invertemos a ordem e a importância das coisas. Sofremos demais por aquilo que é de menos. E sofremos de menos por aquilo que seria realmente importante sofrer um pouco mais. O sofrimento parece conferir um selo de qualidade à vida, porque tem o dom de revesti-la de sacralidade, de retirá-la do comum e elevá-la à condição de sacrifício.
Sacrifício e sofrimento são faces de uma mesma realidade. O sofrimento pode ser também reconhecido como sacrifício, e sacrificar é ato de retirar do lugar comum, tornar sagrado, fazer santo. Essa é a mística cristã a respeito do sofrimento humano. Não há nada nesta vida, por mais trágico que possa nos parecer, que não esteja prenhe de motivos e ensinamentos que nos tornarão melhores. Tudo depende da lente que usamos para enxergar o que nos acontece. Tudo depende do que deixaremos demorar em nós.
Spinoza escreveu: “Percebi que todas as coisas que temia e receava só continham algo de bom ou de mau na medida em que o ânimo se deixava afetar por elas”. O filósofo tem razão. A alegria ou a tristeza só poderão continuar dentro de nós à medida que nos deixamos afetar por suas causas. É questão de escolha. Dura, eu sei. Difícil, reconheço. Mas ninguém nos prometeu que seria fácil.
Se hoje a vida lhe apresenta motivos para sofrer, ouse olhá-los de uma forma diferente. Não aceite todo esse contexto de vida como causa já determinada para o seu fracasso. Não, não precisa ser assim. Deixe-se afetar de um jeito novo por tudo isso que já parece tão velho. Sofrimentos não precisam ser estados definitivos. Eles podem ser apenas pontes, locais de travessia. Daqui a pouco você já estará do outro lado; modificado, amadurecido.
Certa vez, um velho sábio disse ao seu aluno que, ao longo de sua vida, ele descobriu ter dentro de si dois cães – um bravo e violento, e o outro manso, muito dócil. Diante daquela pequena história o aluno resolveu perguntar- E qual é o mais forte? O sábio respondeu – O que eu alimentar. O mesmo se dará conosco na lida como os sofrimentos da vida. Dentro de nós haverá sempre um embate estabelecido entre problema e solução. Vencerá aquele que nós decidirmos alimentar…
domingo, 6 de novembro de 2011
Almas perfumadas...
Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta.
De sol quando acorda.
De flor quando ri.
Ao lado delas, a gente se sente
no balanço de uma rede que dança gostoso
numa tarde grande, sem relógio e sem agenda.
Ao lado delas, a gente se sente
comendo pipoca na praça.
Lambuzando o queixo de sorvete.
Melando os dedos com algodão doce
da cor mais doce que tem pra escolher.
O tempo é outro.
E a vida fica com a cara que ela tem de verdade,
mas que a gente desaprende de ver.
Tem gente que tem cheiro de colo de Deus.
De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.
Ao lado delas, a gente sabe
que os anjos existem e que alguns são invisíveis.
Ao lado delas, a gente se sente
chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo.
Sonhando a maior tolice do mundo
com o gozo de quem não liga pra isso.
Ao lado delas, pode ser abril,
mas parece manhã de Natal
do tempo em que a gente acordava e encontrava
o presente do Papai Noel.
Tem gente que tem cheiro das estrelas
que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos
acender na Terra.
Ao lado delas, a gente não acha
que o amor é possível, a gente tem certeza.
Ao lado delas, a gente se sente visitando
um lugar feito de alegria.
Recebendo um buquê de carinhos.
Abraçando um filhote de urso panda.
Tocando com os olhos os olhos da paz.
Ao lado delas, saboreamos a delícia
do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.
Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa.
Do brinquedo que a gente não largava.
Do acalanto que o silêncio canta.
De passeio no jardim.
Ao lado delas, a gente percebe
que a sensualidade é um perfume
que vem de dentro e que a atração
que realmente nos move não passa só pelo corpo.
Corre em outras veias.
Pulsa em outro lugar.
Ao lado delas, a gente lembra
que no instante em que rimos Deus está conosco,
juntinho ao nosso lado.
E a gente ri grande que nem menino arteiro.
Tem gente como você que nem percebe
como tem a alma Perfumada!
E que esse perfume é dom de Deus.
P.S. Esse post é uma homenagem aos meus amigos que me emprestam o ombro sempre que preciso. Quero dizer que é um privilégio tê-los por perto. Muito obrigada!
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
As dores da gente...as dores do mundo
Como vocês já estão cansados de saber, estou em uma nova etapa do meu tratamento e fiz a primeira quimioterapia do novo ciclo que serão de seis sessões... ai... só faltam CINCO.... graças a Deus!!!! Não vejo a hora disso tudo acabar e eu recomeçar minha vida, sem quimio, sem remédios... quero levar deste período só o lado bom, o lado que eu aprendi e ainda estou aprendendo a ser uma pessoa melhor, a enxergar as coisas sempre pelo melhor ângulo.
Muitas pessoas me perguntam como é a quimioterapia, é uma curiosidade de saber como funciona esse tratamento que tanto assusta as pessoas. Pois bem, vou de maneira simplificada tentar dizer como funciona. Antes de receber o medicamento principal (a quimioterapia mesmo), geralmente passo por vários outros para proteção do sistema gástrico, aplicação de “corticóides” (MAL NECESSÁRIO), outros para evitar enjoo, nauseas, para alergias, etc. Só depois de receber todos esses medicamentos é que recebo o meu mais novo amigo “O taxol” (em média são três horas de aplicação ), então somando tudo fico de 5 a 6 horas para concluir a sessão de quimioterapia. Essa nova medicação que estou tomando, tem vários efeitos colaterais, mas é claro que nunca dá pra saber exatamente o que vai acontecer com a gente, essa é a parte mais chata desse tratamento, como cada organismo reage de uma forma tudo é um caixinha de surpresa. Procuro não me interessar muito pelas “mil” reações adversas que a quimio pode causar... para não ficar doida... No primeiro ciclo (antes da cirurgia não tive praticamente nada , eram enjoos leves, o cansaço, a indisposição (que eu batizei de preguiça mesmo rs...rs...). Agora, nessa nova fase, imaginava que também seria beeemmm tranquilo, estava eu toda eufórica, animadinha mesmo, fiz a nova quimio toda faceira, sorrindo, nem perguntas fiz ao médico (achando que era a MULHER MARAVILHA). Permitam-me dizer um palavrão? Tomei no nariz, bem tomado...me ferrei ...os efeitos colaterais vieram com força total... de todos, o cansaço , as dores musculares e a alergia me deixaram um pouco derrubadinha rs....rs...
Nossa... espero mesmo que isso tudo acabe logo. Desde o terceiro dia após a quimio (quando os primeiros efeitos começaram a aparecer até hoje) ando sentindo o mesmo cansaço, formigamento, uma dor no corpo! Na verdade estão menos piores que antes. Ou não. Sei lá. A essas alturas não sei o que é melhor ou pior, só sei que está tudo de pé e continuo vivinha pra contar tudo a vocês e isso já uma grande bênção. Antes de passar por essa nova quimioterapia, achei que tudo poderia ser levado tranquilamente (como foi na primeira etapa). Várias colegas que já estavam nesse processo me disseram: -"Tem dias que você vai rir, outros vai chorar..." - quando falavam isso, pensava: "será que vou chorar? que nada... sei que consigo levar tudo numa boa...". Pois é, este momento chega, o momento de chorar. Como chegou (eu disse né, que chorei o mesmo tanto de água que Foz do Iguaçu jorra por segundo, tudo bem que exagerei um pouco, mas foi pra dizer que chorei). Vocês também quando sentirem vontade se permitam... se permitam chorar, espernear, enfurecer, até berrar se quiser... vai passar... tudo passa...
Aos amigos e leitores do blog quero fazer um pedido: tenham calma... pois os dias ruins são realmente ruins, e eles passam (tem uma galera que pira quando acha que eu tô sofrendo rs...rs... ou ficando meio desanimadinha rs...rs...) . Galera, calma, o sofrimento faz parte, a dor faz parte. E euzinha SOU HUMANA lembra? E eu disse que o meu propósito aqui era dividir com vocês TODOS os meus momentos...então me permitam dividir com vocês as minhas inquietações, as minhas limitações, os meus temores, as minhas dores e os meus efeitos colaterais...rs...rs...Ah! Não precisam sentir pena, ou achar que agora o negócio ficou feio, ou que a Lu não vai aguentar.... rs...rs... Estou bem, eu aguento, apenas sinto-me a vontade e livre para partilhar com vocês os meus momentos difíceis... e mostrar que para alcançar vitórias é preciso ter coragem de enfrentar as batalhas...saibam de uma coisa, todos nós temos capacidade de lidar com problemas e aflições... e as dores e aflições passam... e sempre nasce outro dia que nos permite acreditar que tudo ficará melhor...e sempre fica melhor...
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Ai, ai...
Ando meio cansadinha e o corpo anda reclamando um pouco...por isso ando meio sumida e um pouquinho desanimada pra escrever! Antes tinha vontade de escrever quase que diariamente, agora, fico com preguiça até de pegar no computador, vai saber... Espero que seja só uma fase e que ela vá embora logo!
Resolvi dar uma passadinha rápida só pra dizer que continuo viva, judiada, porém vivinha...rs...rs...os últimos dias tem me deixado meio sem inspiração...mas logo tudo se acalma e volto a postar...enquanto isso resolvi apenas deixar uma imagem para traduzir o que o meu corpo está sentindo nesses últimos dias...
A sensação é mais ou menos essa... |
terça-feira, 1 de novembro de 2011
A CABEÇA É QUE MANDA EM TUDO... ACREDITE ! NÃO DESANIME !!
Então pessoal... não tenho nenhuma novidade pra contar hoje em relação ao meu tratamento... o que quero falar é sobre os feedbacks de uma galera que com fidelidade tem visitado meu blog... não tinha a pretensão, como já comentei em outro post, de ensinar nada a ninguém, o blog seria só um meio de relatar minha experiência nessa luta contra um câncer de mama, porém, durante essa caminhada fiquei imensamente surpresa com tantas declarações de que tenho ajudado muitas pessoas a enxergar de forma diferente a vida ...
Se é assim, devo dizer que fico muito feliz, creio que ajudar outras pessoas com as experiências vividas é um privilégio... Então, já que me permitem, eu quero dedicar o post de hoje pra galera que tem me enviado mensagens, depoimentos dizendo que o blog está ajudando a resolver alguns conflitos existenciais...
Você que acha que a sua vida não vale a pena... que vive reclamando das poucas oportunidades...dos muitos problemas...da família que você acha não ser a melhor... dos amigos que você acredita não ser os que você merecia...daquele emprego que você está cansado... enfim... esse post é pra você que ultimamente tem apenas reclamado e esquecido de agradecer...você que ainda não entendeu que és a obra perfeita que Deus criou para estar aqui...
Permita-me um conselho... toque sua vida, vá adiante, faça o que tem que ser feito... saia da cruz, pare de se fazer de vítima, comece a ser verdadeiramente o autor da sua história. É claro, que a gente fica meio "bunda-mole" com medo das dores que vai sentir e muitas vezes sofremos por antecedência (e podemos sim sofrer, chorar, reclamar, até gritar)mas a dor não pode nos paralisar, diante da dor temos que escolher LUTAR , e uma coisa é certa:
“Jesus não nos prometeu uma vida sem sofrimento. O que Ele prometeu foi a paz e a vitória em meio as aflições”.
Portanto, VIVER é isso ...encontrar-se com momentos de alegrias e também momentos de muita dor, de muita tristeza... e a dor serve para melhorar nossa vida... faz parte... estamos aqui vivos e fomos escolhidos como pessoas especiais para passar por tudo isso... então força !!!E o mais importante ore, reze, fale com Deus, enfim abra seu coração pra que Deus possa entrar e agir... cuidar de você !!!
Portanto, VIVER é isso ...encontrar-se com momentos de alegrias e também momentos de muita dor, de muita tristeza... e a dor serve para melhorar nossa vida... faz parte... estamos aqui vivos e fomos escolhidos como pessoas especiais para passar por tudo isso... então força !!!E o mais importante ore, reze, fale com Deus, enfim abra seu coração pra que Deus possa entrar e agir... cuidar de você !!!
Assinar:
Postagens (Atom)